FAMEL Xf 17

A FAMEL ZUNDAPP Xf17 foi para mim a melhor motorizada de todos os tempos.
O motor Zundapp de 5 velocidades refrigerado a ar ou a água (FAMEL Xf17 Super) montado na sua aparentemente frágil estrutura fazia as delicias da juventude da época.
Em recta a velocidade de ponta rondava os 110 Km/h e em curva era simplesmente espectacular sentir a traseira constantemente a querer descolar do chão, tal era a vibração sentida. Mas não passava de um grande susto continuo, pois na verdade ia ali que nem um comboio de montanha russa colado aos carris...
Deixo aqui alguns dos modelos desta motorizada mitica, com que a FAMEL fez questão em tempos de nos presentear.
Começamos na Xf17 e acabamos na Xf17 SuperSport.
**********

Uma simples Xf17, com jantes de aluminio.
----------

Uma Xf17, com guiador desportivo e filtro directo, mas com jantes de raios.
Reparem nos cuidados desta foto, na altura tirada para um catálogo:
A mangueira de gasolina não está conectada ao carburador...
A manete direita está rodada para cima...
Resumindo: esta mota não funcionava!!
----------

A minha Xf17 Super favorita. O mesmo modelo que tenho em casa.
Jantes em aluminio, Radiador, Guiador desportivo, Farol desportivo e... um filtro de ar que mais parecia uma rolha!!! (a minha também tinha um assim...)
----------

Esta era uma Xf17 SuperSport, mas não tinha jantes de aluminio e o filtro rolha fazia parte do equipamento.
É uma das primeiras unidades.
----------

Quando pensei que já aqui tinha todos os modelos, o José Pinho enviou-me este. No fundo á mais do mesmo. Uma Xf17 Super com raios.
----------

Publicidade sugestiva!

26 comentários:

Anónimo disse...

Bom trabalho neste blog! Continua!

Unknown disse...

Boas. O blog é excelente, e tenho vindo a acompanhar à uns meses.

Quanto aquela coisa ali de lado a dizer : "Tunning (não façam isto por favor...)" ...

Era escusado, até porque cada um faz o que quer às suas montadas. Se uma pessoa não gosta delas com as tralhas de origem não é obrigada a ficar com ela de origem.

Alem disso os donos vendem sempre se a proposta de compra for boa. Em vez de lamentar é entrar em contacto com os mesmos e oferecer o dinheiro.

Eu gosto de as ver de origem nas mãos de outros e em exposições, tenho 3 motorizadas, 1 de origem para restauro posterior, 1 com tralhas tiradas e uma a recuperar sem ser de origem.

Não vejo mal nenhum em ter uma mota que não esteja de origem. Se calhar é preferivel não mexer e deixar apodrecer num palheiro.

Fora esse comentário que acho escusado, como disseo blog está muito bom.

Continua o bom trabalho.

Ricardo Moreira disse...

Amigo Marco, não te vou tirar a razão, até porque nem é para isso que este blog existe. É obvio que cada um faz o que quer e pode com as motorizadas que tem.

A Xf17 verde está uma obra de arte. Está linda, com muito dinheiro investido e com pormenores de bastante bom gosto. Simplesmente me custa actualmente ver qualquer motorizada nacional alterada esteticamente de forma radical. É uma questão pessoal...

Eu tinha 16 anos e puz uma Macal Vanguard para a sucata. Com 20 anos destrui uma EFS Record 220m, que acabou no contentor do lixo! Depois destrui uma Fundador de 2 velocidades que ainda anda lá por casa....

Como vês, nem sempre pensei assim...
Agora restauro-as. Já tenho uma Vanguard, vou ter uma 220m e a Fundador tá quase nova!! Para não falar na minha Xf17 amarela!!!

Entra em contacto comigo por email!
Um abraço...
Ricardo Moreira

davinet disse...

Obrigado pelo seu blog, Abraços.

Anónimo disse...

Nao a nada que xegue a famosa xf-17 falo por experiencia propia .....So espero que lancem outro modelo.....Abraços

Anónimo disse...

Eu próprio tenho uma! Conduzir esta motorizada é algo de fascinante, transmite nos adrenalina, ninguém diria que tal máquina ja tem alguns anos. EXCELENTE TRABALHO COM O BLOG =)

Anónimo disse...

Boas! Também sou possuidor de uma xf-17, adora esta motorizada, para mim foi umas das melhores motorizadas algumas vez feita em portugal, a sua elegancia, a velocidade que atingia era algo surrial. tenho 3 motorizadas restauradas e gostava que passa-se pelo meu blog e me disse-se a sua opinião, pois noto que é uma pessoa que conhece bem a xf-17, http://famelxf-17.blogspot.com/.
Obrigado pela atenção
Comprimentos Antonio Miranda

Anónimo disse...

Excelente blog.
Tenho uma xf-17 de 83 novinha de garagem e já dei 130km/h nela em recta. Original

Anónimo disse...

tenho uma xf 17 em verde, pintei as malas e o deposito....ta mesmo linda....se agora a alterasse toda metia toda tuning como eh que ficava???

Anónimo disse...

Olá. sou maluco por motas clássicas e shoppers. O meu pai deu-me uma xf17 turbo a poucos dias, está na oficina a afinar e a por rolamentos novos, vai ficar espectacular, adoro mesmo, mas não encontro este modelo pois a minha tem viseira, desconfio que nao seja dela, comprei-a e o mecanico ate me deu garantia do motor porque o motor está em optimas condições. preciso agora de arranjar autocolantes para ela pois vou pintá-la. Gostava que alguem me dissesse onde arranjar autocolantes. Desconfio que nao seja este o modelo xf17 turbo mas é o que está nos document.

Anónimo disse...

Olá. sou maluco por motas clássicas e shoppers. O meu pai deu-me uma xf17 turbo a poucos dias, está na oficina a afinar e a por rolamentos novos, vai ficar espectacular, adoro mesmo, mas não encontro este modelo pois a minha tem viseira, desconfio que nao seja dela, comprei-a e o mecanico ate me deu garantia do motor porque o motor está em optimas condições. preciso agora de arranjar autocolantes para ela pois vou pintá-la. Gostava que alguem me dissesse onde arranjar autocolantes. Desconfio que nao seja este o modelo xf17 turbo mas é o que está nos document.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer onde posso encontrar os autocolantes do deposito para uma xf 17?

Machoman´s das Motorizadas disse...

sim senhora!! está aqui um blog à maneira, com este assunto, só poderia ser. eu sou um doido por xF's, que foram e são para muitos sem duvida alguma as melhores motorizadas existentes.. eu tenho 2 xf 17, e não há qualquer duvida do motor excelente que é.. parabéns pelo Blog ;)

Surya Nature disse...

eu tenho uma xf 17 super com refregeraçao a ar com raios

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

Boa noite,

Aqui está um blog muito bom, parabéns.

As XF17 com motor Zundapp arrefecido a água costumam dar problemas?

Cumprimentos e agradecimentos.

Unknown disse...

Parabéns ao blog e aos sortudos proprietários destas relíquias pelo excelente trabalho de recuperarem estas beldades.
Também eu nem sempre dei o devido valor a estas maquinas e infelizmente dei cabo de algumas.
Agora pretendia adquirir uma xf17 para recuperar.
Mas como vocês são mais entendidos na matéria gostava de perguntar qual modelo da xf mais fiável e com mais valor? Motor com ou sem radiador jantes raios ou alumínio e anos de fabrico.
Atenciosamente

Unknown disse...

Qual é a versao ,numero ou nome do motor da famel xf-17 super

Unknown disse...

Alguem me pode ajudar ?
Tenho uma famel xf 17 com um carburador bing 21 (origem). Ela teve parada muito tempo peguei nela a pouco tempo mas tem um problema e precisava de ajuda.
Eu meto-a a trabalhar e ela trabalha bem no relantim ,so que quando acelero ela começa a perder força e vai abaixo alguem me pode ajudar.

Vítor cruz disse...

Bom dia, preciso de saber qual as dimensões dos vedantes para a forqueta de uma xf17 modelo normal?!

Vítor cruz disse...

Já aconteceu me isso na minha e foi uma questão de afinação no carburador estava a entra muito ar ou a consumir muita gasolina.

Vítor cruz disse...

Já aconteceu me isso na minha e foi uma questão de afinação no carburador estava a entra muito ar ou a consumir muita gasolina.

Armando disse...

Tenho uma XF17 super. Queria colocar rodas de jante. Ondd posso encontrar? Agradeço ajuda.

Unknown disse...

Falta aí a xf17 turbo

Tiago disse...

Boas. Gostava da vossa opinião sobre qual o carburador mais funcional na xf 17 normal.......

Xf17power disse...

Boa noite,

Estou a pensar comprar uma xf17 sport e estou com algumas dúvidas se este modelo é igual supersport?

Obrigado